quinta-feira, 2 de maio de 2013

Roteiro audiovisual para trabalhar com os educandos





Este blog está destinado para aulas de língua portuguesa, abordando um roteiro para ser desenvolvido em sala de aula utilizando uma mídia impressa.  

Para que tenhamos sucesso na produção de um roteiro audiovisual é preciso nos organizemos e um dos primeiros critérios usados pelos grandes produtores é o uso de um Escatele: é onde devemos anotar todas as ideias de forma que possamos nos entender. Não é preciso ser organizado nesse passo, pois o escalete é como um rascunho você vai lembrando e vai colocando as ideias desordenadamente. Exemplo:

   Diário de uma adolescente                                          história de família
IDEIA

Sonho de um amor impossível                                            Música para crianças

            Após ter anotado as ideias principais de tudo aquilo que o professor deve ser então o produtor de um vídeo um curta, um documentário enfim tudo aquilo que queira trabalhar em um roteiro.
- Ficção.
-Documentário.
-videoarte
            Então tendo a ideia e oque o professor irá trabalhar agora são muitas as possibilidades para a construção de excelentes trabalhos e a partir disso pode começar a produzir
.
.           Vejamos a maneira de como o professor deve trabalhar com a produção de um vídeo, por exemplo, em sala de aula: Em primeiro lugar o professor deverá apresentar aos alunos oque ele espera do aluno, ou seja, deverá apresentar o trabalho digamos que o professor queira trabalhar a obra de Willian shekepeare a obra Romeu e Julieta. Sabemos que para tal obra é preciso um público mais maduro sendo o 8º ano e o 1º ano são  os mais adequado. Bom agora que já temos nosso publico  alvo começamos nosso trabalho.
             1º momento: visualizar no data show a capa de um DVD da obra shakepereana, após explorar tudo aquilo que os alunos observaram.
 Questioná-los sobre o que eles conhecem da obra.
            2º momento: os alunos iram assistir ao filme.
            3º momento: comentar oralmente sobre o filme.
            Após todos esses procedimentos os alunos serão convidados a produzir um pequeno vídeo sendo que o mesmo não poderá durar mais do que 4 minutos. Os estudantes terão como base o filme assistido de shekepeare.





2 comentários:

  1. Doralice...
    Seu blog está ficando muito bom.
    Continue trabalhando e melhorando.
    Bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom teu trabalho Dora. Com certeza vou inserir em um projeto sobre o filme Anônimo (Anonymous)que também se remete a William Shakespeare.

    ResponderExcluir