segunda-feira, 6 de maio de 2013


Este projeto tem como objetivo auxiliar professores na eleboração de um projeto literario em sala de aula.


TÍTULO DO PROJETO
Literatura X Mala Literária  Mágica

SÉRIE E ESCOLA
5ª, 6ª, 7ª e 8ª série da Escola Estadual de ensino Fundamental Cacique Neenguiru

TEMA
O uso de mídia impressa na sala de aula e a criação de uma mala literária Mágica
DISCIPLINAS E CONTEÚDOS TRABALHADOS
Língua Portuguesa: produção textual (leituras)
Literatura e História: vários livros literários
  
PROBLEMATIZAÇÃO

O trabalho com mídia impressa tornou-se essencial, pois ao passo que a mídia impressa é algo antigo podemos dizer que desenvolver um trabalho que evolva a leitura acompanha o lado antigo digamos assim, pois o aluno de hoje pensa que ler é coisa de pessoas com mais idade. E isso é um dos grandes problemas enfrentados pelos professores. Em relação a isso podemos dizer que um trabalho bem desenvolvido pode devolver aos alunos o prazer pela leitura.
v  Acredita-se que o professor deve desenvolver trabalhos que envolva a mídia impressa de maneira pertinente ao aluno.
v  O trabalho a ser desenvolvido pode ser pra todas as sérias, pois se trata de um bom método para devolver a magia e o encantamento pela leitura.



OBJETIVOS

 O objetivo deste trabalho é desenvolver na criança e no adolescente o gosto pela leitura através da mídia impressa, pois ao longo dos anos percebe-se que o aluno em maneira geral não consegue adquirir este gosto. Então tal projeto foi pensado pra que o aluno projete-se literalmente no mundo da leitura. E assim fazer com que o aluno conheça a literatura e sua real magia e o beneficio que está o trará.

           

JUSTIFICATIVA
Tal projeto tem como princípios investigar o conhecimento dos alunos sobre mídia impressa e através desse meio fazer com que o aluno desenvolva em seu dia a dia a maneira correta de escrever, expressar-se, interpretar e entre outros benefícios que o aluno só terá através da leitura. A proposta a ser desenvolvida envolve  aluno X professor X família, pois é um recurso onde todos vão participar ativamente.  

            METODOLOGIA

v  Em primeira estância montarei uma coletânea de vários livros dentro de autores de renome e respeitando a faixa etária da turma a trabalhar.
v  .Montarei uma mala bem envolvente.
v  Levarei esta mala para a sala de aula e deixarei que os alunos me questionem sobre ela. Deixarei os alunos bem curiosos.
v  Deixarei que os alunos observem e toquem nos livros.
v  Irei explicar sobre o significado dessa mala.
v  Explicarei aos educandos que essa mala irá nos acompanhar durante o ano letivo.
v  Direi aos alunos que a Mala Literária Mágica ficará sobre responsabilidades do aluno Durant alguns dias.
v  O aluno poderá escolher o livro a ser lido.
v  Após a leitura o aluno deverá produzir um texto utilizando como exemplo a história lida.
v  O educando deverá compartilhar com seus colegas sua estada com a Mala Literária Mágica. 





MÉTODO DE AVALIAÇÃO

Conforme o Projeto Político Pedagógico, a avaliação tem por objetivo acompanhar o aluno durante o processo de construção do conhecimento, sendo esta de forma contínua, sistemática, diagnostica, cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
A verificação do rendimento deve ocorrer durante o processo ensino/aprendizagem, utilizando-se de diferentes instrumentos. Durante todo o processo de pesquisa e construção, será avaliado o interesse, empenho, participação, incluindo a forma de tratamento no dia da exposição do material pesquisado.
CRONOGRAMA

Datas
Atividades
1.      03/03/2013
Apresentação da Mala Literária Mágica.
2.      03/04/2013
Exposição dos livros.
3.      03/05/2013
Leitura coletiva das obras literárias.
4.      03/07/2013
Sorteio do aluno que levará a Mala Literária Mágica para casa.
5.      03/10/2012
Produção de textos dentro da história lida.



MATERIAIS/ RECURSOS DISPONÍVEIS/ MÍDIAS UTILIZADAS

Mala com livros:
REFERÊNCIAS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, língua portuguesa. Brasília: 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário